Flúor nos dentes: afinal, para que serve?

O flúor é fundamental para quem quer cuidar da saúde bucal. Em muitos lugares, ele está presente na própria água da torneira por uma questão de saúde pública, mas não é em todas as regiões que isso acontece. Outra forma de usar o flúor é através dos cremes dentais e antissépticos que estão nos balcões de qualquer farmácia ou supermercado. Mas é o flúor odontológico, ou seja, aquele que o dentista aplica no consultório, que garante a maior eficácia contra as cáries, pois tem altas concentrações do mineral. Quer entender um pouco mais sobre a importância do flúor para os dentes? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Como atua e quais os benefícios do flúor

O uso constante do flúor tem a capacidade de prevenir e controlar as cáries dentárias. Mas você sabe como ele funciona? Quando a substância está presente na saliva, tem o poder de fortalecer a superfície do dente, chamada de esmalte dentário, e isso acontece porque ele favorece a formação de cálcio e potássio. Ao ingerirmos açúcar, ele é quebrado por bactérias presentes na boca, reação que leva à formação de ácidos, os quais causam a perda de cálcio dos dentes. Já o flúor age alterando os cristais do esmalte, deixando-os mais resistentes e protegendo contra cáries.

A aplicação do flúor odontológico

Para que o flúor aja contra as cáries é preciso que ele esteja presente de forma contínua no meio bucal e na quantidade certa. A prática pode ser feita de diversas formas: pelo dentista, com o uso de gel e pelo paciente, através do bochecho.

Os especialistas recomendam que a primeira aplicação deva ser feita logo depois do nascimento dos dentes de leite. Aliás, é nas crianças que a aplicação de flúor atinge resultados mais satisfatórios. Já em adultos, geralmente a incidência de cáries é menor e os resultados mais reduzidos, porém a aplicação também é bastante benéfica.

Cuidados a serem tomados

Agora que você já entendeu a importância do flúor para a saúde bucal, vale ressaltar que a substância deve ser aplicada na dosagem correta, pois a exposição excessiva pode causar alguns efeitos colaterais. É necessário ficar de olho nas crianças para assegurar que elas não estejam ingerindo pasta ou soluções com flúor. Não que isso cause um grande problema quando acontece de vez em quando, mas se acontecer com frequência, poderá causar fluorose dental.

Esse problema pode ser identificado através de manchas ou pontos nos dentes na forma de estrias, por isso, é bom ficar atento e sempre consultar o seu dentista. É ele que poderá dizer com mais propriedade a quantidade ideal para a sua família, levando em consideração todos esses fatores. Afinal, tudo em excesso pode fazer mal à saúde.

E então, entendeu a importância do flúor para a saúde bucal? Se você ficou com alguma dúvida escreva pra nós através dos comentários e continue de olho no nosso site!

Fonte e Foto: Clínica Mechi
http://clinicamechi.com.br/fluor-nos-dentes-afinal-para-que-serve/

Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.