O narguilé é outro fator para o câncer de boca e também para doença periodontal.
O cigarro é um dos principais fatores para o câncer de boca, mas outros problemas sérios também afetam a saúde bucal dos fumantes. O Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) deixa um alerta: os fumantes são mais sensíveis à doença periodontal, que pode levar até a perda dos dentes, e o processo de cicatrização de feridas na boca é mais lento. O tema da campanha deste ano é o narguilé e a iniciação ao fumo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o consumo de narguilé vem aumentando, principalmente entre jovens do sexo masculino. Dividir o narguilé com outros usuários deixa o fumante exposto ao vírus do herpes, a outras a doenças da boca, à hepatite C e à tuberculose.
“Se o transmissor estiver com herpes na fase ativa, essa é a principal doença infecto contagiosa a ser transmitida quando do uso coletivo do narguilé”, afirma o cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda, da SM Oral Care Clínica Odontológica.
O tabagismo, de modo geral, provoca o desenvolvimento mais rápido da placa bacteriana. Se não for removida a tempo, e se tornar de caráter crônico, a gengiva pode ser afetada, não segurando mais os dentes. Esse é um dos graves problemas que ocorre com os fumantes. Pacientes com doenças sistêmicas como a diabetes, quando ainda são fumantes, apresentam doença periodontal mais agressiva.
“Manter um bom padrão de higiene bucal e hidratar a mucosa da boca em caso de ressecamento podem prevenir esse tipo de doença”, avalia Luís Marcelo Sêneda.
Além de os dentes ficarem amarelos por causa da nicotina e provocar mau hálito, o hábito de fumar gera problemas para a cicatrização de feridas na boca, por conta das mais de 4,7 mil substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro.
O dentista Luís Marcelo Sêneda recomenda, ainda, que seja feito o autoexame bucal. “A realização periódica do autoexame leva o paciente a conhecer a estrutura normal da boca e identificar possíveis anormalidades”, avalia.
Fonte e Foto: Segs
http://www.segs.com.br/saude/56653-fumantes-sofrem-com-perda-prematura-dos-dentes-e-retardo-na-cicatrizacao.html
Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.