Estudo mostra que fumantes têm até 3,6 vezes mais chance de perda dentária que não-fumantes. Pesquisadores explicam que o cigarro ‘mascara’ inflamação da gengiva.

O estudo, feito na Alemanha e no Reino Unido, foi publicado nesta segunda-feira (14) no Journal of Dental Research e tem por base o prontuário de 23.376 indivíduos.

Além dos resultados que indicam maior perda dentária entre fumantes, pesquisadores também analisaram a ocorrência da condição em diferentes faixas etárias.

A associação entre o ato de fumar e a perda dos dentes foi maior entre os mais jovens. Os dados também demonstraram ser a relação proporcional ao quanto se fuma. Quanto mais dependente o usuário, maior o risco.

Por que a perda dos dentes é maior entre fumantes

No mundo, cerca de 30% de todas as pessoas com idade entre 65 e 74 anos já perderam todos os dentes naturais. Segundo o professor Thomas Dietich, da Universidade de Birmingham (Reino Unido), a principal causa da perda dos dentes é a cárie e a periodontite crônica.

A cárie é um buraco no dente, um sinal de que ele está deteriorando; e a periodontite é uma evolução da gengivite, a inflamação da gengiva.

Ambas são causadas pelo acúmulo de placa (resíduos de comida e saliva que aderem ao dente).

A placa, por sua vez, favorece a proliferação de bactérias que levam à cárie e à periodontite.

“Nos fumantes, entretanto, há maior fator de risco para a periodontite, o que explica o fato deles perderem os dentes mais cedo e mais rápido que os não-fumantes”, explica Dietrich.

O especialista explica que o fumo pode mascarar o sangramento da gengiva, um sintoma-chave da periodontite.

A gengiva, assim, parece mais saudável do que ela realmente é, o que faz com que o usuário demore a procurar tratamento.

“A boa notícia é que quem para de fumar volta a ter o mesmo risco de perda dentária que um não-fumante”, avalia o pesquisador.

“Como o sangramento da gengiva é um dos primeiros efeitos adversos do cigarro, o fumante também pode evitar danos maiores como o risco cardiovascular e o câncer de pulmão”, avalia Heiner Boeing, do Instituto Alemão de Nutrição Humana.

Fonte e Foto: Brasileiros
http://brasileiros.com.br/2015/09/fumantes-tem-mais-risco-de-perder-os-dentes-naturais-avalia-estudo/

Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.