Além de devolver o sorriso e a autoestima, procedimento faz pessoas retomarem a boa mastigação e fala. Porém, não está disponível na rede pública de saúde

Para a fatia de brasileiros sem dente algum, formada por 16 milhões de pessoas, o implante dentário pode ser uma solução definitiva, segura e eficaz. Capaz de devolver sorrisos e autoestima, além de melhorar a mastigação e a fala. A questão é que esse procedimento, que completa 50 anos neste ano no mundo, ainda é acessível a poucos. Nas redes municipal e estadual de saúde, o implante dentário não aparece na lista dos tratamentos odontológicos gratuitos, nem mesmo nos Centros de Especialidades Odontológicas, que só oferecem próteses.

Para ser beneficiada com esse procedimento, a maioria da população recorre às clínicas privadas. É uma realidade apresentada pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que visitou cerca de 80 mil domicílios, em 1,6 mil municípios de todo o País. Divulgado recentemente, o levantamento mostrou que 74,3% das pessoas que procuram um atendimento odontológico, incluindo implantes e outros procedimentos, recorrem a consultórios particulares. É o caso da costureira Francisca Medeiros, 57 anos, que perdeu os dentes há mais de duas décadas quando escorregou em casa no piso molhado da cozinha. Para ter de volta o sorriso, ela juntou dinheiro por vários anos e procurou, no ano passado, um dentista da rede privada.

“Passei muito tempo usando dentadura na parte inferior da boca, mas era incômoda; machucava demais. E eu me sentia insegura porque tinha medo que a prótese caísse no meio da rua ou enquanto dançava no teatro”, conta Francisca, que também é bailarina. “É muito elegante ter os dentes de volta. Não fico mais envergonhada para rir, como, durmo e falo melhor. Agora, estou economizando para colocar uma prótese fixa na parte superior da boca, já que não tenho mais como desembolsar para fazer novos implantes.”

O implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva, que executa a função da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião-dentista coloca uma coroa dentária. “Graças aos avanços da odontologia, há casos em que o paciente coloca o pino e, logo em seguida, o dente. É o que chamamos de carga imediata. Nem todo mundo é candidato a esse procedimento”, explica o professor Fernando Tavares, do Departamento de Prótese e Cirurgia Bucomaxilofacial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ele também coordena o projeto Implante o Seu Sorriso, ligado ao Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) da universidade. “Oferecemos gratuitamente atendimento a pessoas com mais de 60 anos desdentadas totais da arcada dentária inferior e que não têm condições financeiras de pagar por um implante”, diz Fernando. Todo o procedimento é feito no Instituto Tavares Vieira, que fica no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife.

Atualmente, o projeto está com vagas para atender idosos que desejem recuperar não apenas a estética facial, mas também o convívio social, o sorriso, a função mastigatória e a comunicação através do implante. Basta entrar em contato com o NAI pelo telefone (2126-7366) e agendar a triagem.

AVANÇOS

O dentista Kleber Lacet, da Odontocape, explica que os implantes dentários são seguros e eficazes, desde que indicados corretamente. “O risco de o procedimento dar errado é pequeno, pois fazemos um planejamento pré-cirúrgico bastante criterioso, o que inclui uma análise de cada paciente e a solicitação de exames de imagem”, diz Kleber.

Além disso, ele informa que atualmente é possível confeccionar o dente artificial de porcelana, que é colocado sobre o pino, em 90 minutos. “Isso é possível graças a uma máquina alemã em que o protético faz o desenho do dente de acordo com os padrões de cada paciente”, conclui Kleber.

Fonte e Foto: Jornal do Comércio
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/saude/noticia/2015/08/23/implante-dentario-faz-bodas-de-ouro-195481.php

Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.