Quem nunca ouviu alguém dizer que tem pavor de ir ao dentista? Que só de pensar no motorzinho já tem um piripaque? E que ainda na sala de espera, já começa a suar frio com medo só de imaginar? Nada incomum não é mesmo? Odonto fobia. Esse é o nome dado a pessoas que sofrem tanto para ir ao dentista. O que poucos sabem, é que o número de pessoas que sofrem deste mal, é bem grande no Brasil.

Não se sabe ao certo porque as pessoas têm medo de dentista, há indícios de que devido a maneira mais rústica e menos sofisticada, utilizada antigamente, os métodos eram mais dolorosos e o paciente sofria mais, e dessa forma ia transmitindo o medo aos seus descendentes, vamos assim dizer. Naquela época, as agulhas muito grossas, já eram para os pacientes, motivo de desinquietação e sofrimento.

Então, persistimos com a dúvida, e não entendemos porque as pessoas têm tanto medo de dentista, se as coisas evoluíram tanto? Por alguns prováveis motivos dos quais irei falar. Com métodos cada dia mais inovadores e modernos, esses que propiciam ao paciente, mais conforto e menos dor, ainda existem sim e em grande número, os odonto fóbicos. Esse medo e pânico, pode estar relacionado à experiencias anteriores desagradáveis e dolorosas. Pode estar relacionada por exemplo, à um paciente que já sentia dor quando decidiu procurar um dentista, neste caso o dente já inflamado e doendo, só de encostar a agulha já incomoda.

Como falávamos de melhorias e modernização, digo, que hoje também já existem métodos utilizados para tranquilizar pacientes que sofrem de odonto fobia. Há por exemplo, a técnica de sedação. Outros profissionais optam por conversar com o paciente sobre assuntos pessoais, para deixá-lo a vontade, ou mesmo ir falando que procedimento está sendo feito, ou que cuidados o paciente deve ter. O importante é desviar a atenção do paciente para outros assuntos para que ele não se concentre apenas no seu medo. Contudo se o paciente segue com a síndrome, o ideal é que busque ajuda de um psicologo, para orientá-lo, isso será um grande passo cuidar do seu sorriso, sem medos.

Fonte e Foto: Dentes Saudáveis
http://dentessaudaveis.ga/porque-as-pessoas-tem-medo-de-dentista/

Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.