Há cinco fases do sono: estágios 1, 2, 3, 4 e REM (sigla para Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos). Normalmente, quando você está dormindo, você começa no estágio 1 e passar por cada etapa até atingir o sono REM. O ciclo recomeça a cada 90-110 minutos. Seu cérebro age de forma diferente em cada estágio. Em algumas etapas, seu corpo se movimenta, enquanto em outras, você permanece completamente imóvel. Algumas das etapas estão diretamente ligadas com a saúde de sua memória, concentração e até problemas com estresse. Afinal, o que acontece exatamente em cada uma das fases do sono?

Fase 1

É o sono leve, onde você experimenta um entrar e sair do sono, sendo facilmente acordado. O movimento dos olhos e os movimentos do corpo desaceleram. Você pode experimentar movimento espasmódico de pernas ou outros músculos. Estes sono inicial e tais espasmos são os que causam as repentinas sensações de queda que acordam um indivíduo no susto.

Gráfico de atividade cerebral

fasesdosono

(Foto: osonodossonhos.wordpress.com)

 

Perceba no gráfico como a atividade cerebral primeiro aumenta e no estágio REM diminui drasticamente. O sono nos ajuda a estabilizar as reações químicas no cérebro responsáveis por nossos pensamentos diários, além de nossa memória, sonhos e muito mais. 

Fase 2

Cerca de 50 por cento de seu tempo dormindo é gasto nesta etapa do sono. Durante este estágio, o movimento dos olhos pára e suas ondas cerebrais (uma medida do nível de atividade do cérebro) tornam-se mais lentas, o corpo esfria e os músculos começam a relaxar. Haverá também breves explosões de atividade cerebral chamado fusos do sono, associados normalmente a espasmos musculares.

Fase 3

É a primeira fase do sono profundo. As ondas cerebrais são uma combinação de ondas lentas, conhecidas como ondas delta, combinadas com as ondas mais rápidas. Durante este estágio, pode ser muito difícil acordar alguém. Quando acordado durante este estágio, você pode sentir-se fraco e desorientado por vários minutos antes de recobrar plena consciência de seus arredores e ações.

Fase 4

Segunda fase do sono profundo. Aqui, o cérebro trabalha quase que exclusivamente com as ondas delta lentas. Também é muito difícil acordar alguém. Ambos os estágios de sono profundo são importantes para se sentir revigorado pela manhã. Se essas etapas são muito curtas, o sono não vai ser satisfatório. As ondas delta são medições da atividade do cérebro e normalmente estão associadas com o começo dos sonhos, ou seja, o descanso so cérebro das atividades do dia a dia.

Os estágios 1, 2, 3 e 4 são necessários principalmente par ao descanso e relaxamento do indivíduo, além da secreção do hormônio do crescimento para aqueles que estão neste estágio (principalmente adolescentes e crianças). Pessoas que tem problemas de insônia normalmente não conseguem passar do estágio 1 e as pessoas com má qualidade de sono raramente completam o ciclo com o sono REM.

 

REM – Rapid Eye Movement

Saúde na hora de dormir

fasesdosono1Foto: koraorganics.com)

O ciclo completo em uma noite de sono é extremamente importante para garantir um equilíbrio físico, químico e mental para um indivíduo. Noites mal dormidas podem resultar em irritabilidade, depressão, dificuldades com a memórias e muitos outros problemas que podem atrapalhar muito a vida de um indivíduo.

Fase do sono em que a maior parte dos sonhos ocorre, também é a fase que pode ocorrer o BRUXISMO(hábito de ranger ou apertar os dentes). Quando você entra em sono REM, sua respiração torna-se rápida, irregular e superficial. Seus olhos se movem rapidamente e seus músculos se tornam imóveis. A freqüência cardíaca e pressão arterial aumentam. Homens podem desenvolver ereções. Cerca de 20 por cento do sono é o REM. Começa a cerca de 70 a 90 minutos depois de adormecer.

O primeiro ciclo de sono tem um curto período de sono REM. A medida que os ciclos passam e o horário de acordar vai chegando, o tempo gasto no sono REM aumenta e os estágios de sono profundo diminuem.Os pesquisadores não entendem completamente o sono REM e os sonhos. Eles sabem que é importante para a criação de memórias de longo prazo. Se o sono de uma pessoa REM é interrompido, o ciclo do sono seguinte tende a não seguir a ordem norma, muitas vezes indo diretamente para o sono REM até o momento de onde o sono foi interrompido. Ter uma noite de sono sem REM não significa não ter um sono de má qualidade. Porém, é necessário tomar cuidado quando você sonha pouco: isso pode ser um sinal de algum problema de sono, de memória ou no estágio REM. Fique de olho e preste bastante atenção, pois um sono de qualidade não é uma opção, é uma obrigatoriedade. Cuide de sua saúde, descubra as causas do problema e tenha certeza de que você está fazendo tudo ao seu alcance em prol de um sono de maior qualidade. Seu corpo agradece!

FONTE: SAÚDE MELHOR

Rogério Cerquetani
Ortodontista e implantodontia – experiência de mais de 20 anos na área.
Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

CategoryNotícias

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.