Podem nos julgar, mas eu e a Van somos a favor da lei Antifumo, que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o Brasil. Com essa declaração já dá para perceber que o cigarro não faz (aliás, nunca fez) parte da nossa vida. Mas, como sabemos que ainda há 25 milhões de fumantes acima dos 15 anos no Brasil, resolvemos dar um empurrãozinho para você jogar o maço no lixo de uma vez por todas. Que tal aproveitar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29) para fazer isso? Não deixe para amanhã o que você pode (e deve) fazer hoje, certo?

Bom, eu já entrevistei algumas vezes a cardiologista Jaqueline Issa, que é referência no estudo do tabagismo no Brasil, e ela sempre diz que é possível dar adeus ao vício com ou sem tratamento, até porque “o grau de dependência à nicotina é um dos fatores determinantes para esse objetivo ser mais ou menos difícil”. Então, se você é daqueles que fuma só na balada ou quando bebe sempre fico me perguntando: Para quê fazer isso se o cigarro faz mal à saúde?

Segundo Jaqueline, cerca de 70% das pessoas que param de fumar podem engordar de 3 kg a 5 kg, 20% mantém o peso e 10% consegue até emagrecer. E se um dos seus medos é exatamente esse, o segredo é trocar o cigarro pelo exercício físico (tenho amigos que fizeram isso e se deram bem). Além de trazer inúmeros benefícios à saúde em geral, ainda impede que você ganhe esses quilinhos extras.

Outra dica para manter a vontade de tragar bem longe de você é hidratar o corpo com bastante água e incluir frutas de baixas calorias no dia a dia, assim como legumes e verduras.

Para aqueles fumantes que decidiram começar o desafio reduzindo a quantidade de cigarros de forma progressiva, a dica da médica é diminuir de quatro a cinco cigarros por dia e programar a parada definitiva em até 30 dias.

Outro ponto importante é não fumar na companhia de outras pessoas e nem dentro de casa, evitar o consumo de álcool e café, escovar os dentes após as refeições e usar o tempo livre para fazer atividades prazerosas. São pequenas mudanças de comportamento que vão refletir em grandes benefícios à saúde, acredite!

Não desista, mesmo que você já tenha tentado parar de fumar inúmeras vezes. Tentativas frustradas acontecem com todo mundo, mas não estamos falando de algo impossível. Seja persistente nessa tarefa e viva com saúde!

Fonte e Foto: R7
http://noticias.r7.com/blogs/saude-sem-neura/quer-parar-de-fumar-escove-os-dentes-apos-as-refeicoes-e-beba-muita-agua-20150829/

Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.