O que é periodontia?

Periodontia (perio=em torno, dontia=estudo do dente) é uma disciplina da odontologia que estuda as estruturas em torno dos dentes, ou seja osso periodontal e gengiva, suas funções, características, fisiologia e patologia (doença).

Entre as patologias as principais são:

– Gengivite: inflamação ao redor do dente causada principalmente por acúmulo de placa bacteriana, é caracterizada por sangramento, coloração alterada e odor desagradável. Existem variações como a G.U.N.A. processo agudo quase sempre precedido por estresse, baixa de resistência orgânica ou mudanças de hábitos de vida. Apresenta caráter súbito. A má higiene bucal pode favorecer o seu aparecimento e gengivite gravídica a gengivite em gestantes, causa principal é o fator hormonal.

-Periodontite é estágio mais avançado da gengivite, apresenta inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A periodontite é uma doença comum, porém possível de ser prevenida. A periodontite ocorre quando a gengivite, que é a inflamação e infecção das gengivas, não é tratada ou quando o seu tratamento é adiado. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo. A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.

A placa bacteriana e o tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causa o desenvolvimento de uma bolsa entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, o que pode levar ao desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando ainda mais a destruição do osso de suporte.

O papel do PERIODONTISTA é prevenir e tratar problemas periodontais. É o profissional especializado para maximizar os resultados destes tratamentos

Trabalho de prevenção é o caminho!

Controle periodontal na forma de preservação da saúde bucal é a melhor solução a longo prazo. Limpeza e raspagens periódicas

Os principais causadores das doenças periodontais são acúmulo de placa bacteriana, uso de cigarros, fatores hormonais e fisiológicos. Logicamente o paciente tem um papel muito importante na obtenção e manutenção da saúde bucal. Em casa, você deve realizar o controle de placa seguindo as orientações dadas pelo seu dentista.

Os tratamentos periodontais são diversos e vão desde a prevenção da doença gengival , com raspagens abaixo do nível gengival, polimento radicular tratamento químico das bolsas, cirurgias periodontais, enxertos ósseos, gengivais, até a PLÁSTICA GENGIVAL ou gengivoplastia, que é um procedimento estético indicado para casos em que a gengiva interfere na estética do sorriso. Este procedimento consiste em regularizar a gengiva, valorizando a face dos dentes anteriores e posteriores assim como uma molduraaumentando a margem gengival quando os dentes são muitos pequenos ou nivelando quando está irregular.

É um procedimento extremamente simples, eficaz e indolor, realizado com anestesia local. A cicatrização é rápida e sem desconforto maior. É realizado no próprio consultório dentário, em minutos, melhorando significativamente o sorriso, por permitir um alinhamento de toda a margem gengival e também por conseguir reduzir a área gengival exposta, que quando em excesso prejudica muito a estética.

Contudo é importante realizar este procedimento com um cirurgião dentista especializado para que se obtenha um melhor resultado, garantindo assim a naturalidade do seu sorriso.

Procure-nos tirem suas dúvidas e saibam ainda mais sobre as maravilhas que a odontologia moderna pode proporcionar.

DENTAL FINE – Sua clínica de Periodontia em Santo André e sua clínica de Periodontia no ABC Paulista.

Clínica Dental Fine
A Clínica Dental Fine conta com o que há de mais moderno em equipamentos e serviços.

Comentários do Facebook