perdadentes

Você sabia que não é a cárie a maior causadora da perda de dentes?

Conheça as 10 causas mais comuns:

10  Ausência Congênita ou Agenesia, não é rara a ausência de um ou mais dentes. Geralmente, o dente de leite está presente, mas não existe um sucessor (dente permanente) para substituí-lo. Isso se torna aparente quando o dente de leite cai (geralmente na adolescência). Às vezes, o dente de leite permanece no lugar e funciona até que falhe devido à perda do suporte da raiz ou outra doença dentária. Quando isso ocorre, o dente precisa ser removido.

9  Falhas mecânicas relacionadas à falta de suporte ósseo. Suficiente para submeter alguns dentes a um estresse extremo e consequentemente sua perda.

8  Medicamentos e Terapias agressivas.  Quimioterapias, Radioterapias, tratamento com medicamentos supressores do metabolismo ósseo, muito empregado em tratamento para osteoporose e outros.

7  Traumas mais perniciosos também podem afetar a dentição. Defeitos da mandíbula e dos dentes podem ocorrer devido a um trauma, por exemplo, como resultado de uma cirurgia para a retirada de um tumor bucal e/ou da mandíbula, ou secundário a um trauma externo, como um acidente de carro, outros tipos de traumas agressivos ou ferimentos causados por armas de fogo. Esses tipos de traumas podem causar uma perda significante do volume do osso da mandíbula, e podem requerer outros tipos de cirurgia para reconstruir a anatomia da mandíbula e substituir os dentes naturais por dentes protéticos.

 6  Trauma dental de impacto.        O trauma pode causar perda dentária de várias maneiras. Os dentes podem ser arrancados por causa do trauma, como, por exemplo, uma criança que cai de cara da bicicleta. Geralmente um trauma pode afetar os dentes de uma maneira que não se manifesta até meses ou anos depois. A fratura da raiz pode não ser evidente até algum tempo depois, quando a infecção se desenvolve. Às vezes, após os dentes sofrerem o trauma, eles podem ser tratados e dar a impressão de estarem bem até muitos anos mais tarde, quando a reabsorção óssea torna-se aparente. Isso ocorre quando o corpo se revolta contra si mesmo e faz com que as células ataquem a superfície da raiz, permitindo que o osso se deforme em virtude do defeito criado.

5  Iatrogenia      Perda de dentes relacionadas a odontologia, tratamentos ortodônticos mal conduzidos, falsos, erros de diagnósticos e aplicações clínicas, cirúrgicas e protéticas inadequadas.

4  Hábito de ranger ou apertar os dentes ao dormir (bruxismo).     O constante atrito provoca desgastes relevantes nos dentes e extremo estresse nas estruturas de suporte.

Mau posicionamentos dos dentes. Dentes mal posicionados dificultam muito a higienização, podem levar a contatos prematuros, sobrecarregando alguns dentes. A posição ectópica muitas vezes deixa o dente fora do osso de suporte, comprometendo a longevidade do elemento dental.

2  Cárie. Causada pela descalcificação do esmalte e invasão de microrganismos(bactéria) que amolecem e destroem a estrutura dental, sendo por muitos considerado o grande vilão porém este titulo é do próximo.

Periodontite e gengivite o grande vilão!     A causa mais comum de perda dentária é a doença da gengiva ou periodontite, uma infecção da gengiva e das estruturas de suporte dos dentes que causa a perda óssea. Essa doença pode progredir de maneira a causar a perda de todos os dentes ou danificá-los de uma forma que não será possível repará-los, e os dentes terão que ser extraídos.

Agora que sabemos os principais fatores que causam as perdas dentais, podemos nos prevenir e evitar que ocorra conosco!

Dental Fine – Odontologia – Agende uma consulta -Santo André – SP

Rogério Cerquetani
Ortodontista e implantodontia – experiência de mais de 20 anos na área.
Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

CategoryNotícias

2016 © Copyright - Dental Fine - Dentistas e Especialistas | Desenvolvido Por: MBS Marketing Digital

Contate-nos:        (11) 4990-9500 | (11) 4432-2426

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Fechar Este Popup

Cadastre-se na nossa newsletter para receber nossas novidades.