Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. Trata-se de uma nova especialidade odontológica. A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm mais dentes.

Diversos perguntam da necessidade da Odontogeriatria, por que não o clínico geral tratar os idosos? Eis aqui algumas justificativas:

1 – Problemas bucais comprometem sistema digestivo do idoso e saúde sistêmica

2 – Falta de dentes aumenta chances de morte por câncer, infarto e derrames cerebrais

3 – O seguinte artigo contém tabelas de doenças sistêmicas prevalentes no idoso que deveriam ser de conhecimento dos dentistas: Interferência do perfil epidemiológico do idoso na atenção odontológica

4 – Idem: Autopercepção e condições de saúde bucal em uma população de idosos

5 – O conhecimento da necessidade de proceder a profilaxia antibiótica em casos específicos justifica um conhecimento maior do CD especialista em idosos. Ou seja, um dentista desavisado pode levar a bacteremias com consequências importantes ao idoso.

6 – Mudanças da boca com o envelhecimento:

Diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar, entre outras coisas, que:

  • As mucosas ficam mais sensíveis e finas.
  • As colorações dos dentes podem mudar.
  • Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva, geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos causando a secura na boca, conhecida como Xerostomia.
  • Diminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta.

Problemas mais comuns em idosos:

Os dentes são perdidos principalmente devido à cárie e a doença periodontal (inflamação do tecido ao redor do dente). Essas doenças ocorrem quando existe a união de alguns fatores como: má higiene oral, restos alimentares, bactérias, etc. Essa união gera substâncias que atacam os dentes e a gengiva provocando as doenças.

(fonte do item 6:) Saúde Bucal Odontogeriatria – Orientações e Cuidados com a Saúde Bucal para o Público Idoso

Clínica Dental Fine
A Clínica Dental Fine conta com o que há de mais moderno em equipamentos e serviços.
Bookmark and Share

Comentários do Facebook

comentários

Odontogeriatria em Santo André e Grande ABC Paulista
Date

19 de fevereiro de 2015

Client

Odontogeriatria em Santo André e Grande ABC Paulista

Category

Tratamentos